As pequenas coisas que acontecem diariamente fazem-me pensar no quanto já mudei desde que comecei a criar o meu conteúdo nas redes sociais em 2019 quando eu era “Coach de Propósito de vida e valor pessoal”.
Já percorri um longo caminho e sei que por mais difícil que seja aceitar, as nossas maiores dores, podem ser a nossa melhor mudança de direção ou caminho..
Há um ano eu estava na M%&%%$, sem tirar nem pôr. Inclusive gravei um vídeo que tenho guardado no meu telemóvel, nesse vídeo eu estou a chorar e deixei uma mensagem a mim mesma para quando eu estiver desmotivada, triste, com vontade de desistir olhar para aquilo e lembrar-me de onde vim.
Recebo várias mensagens de desabafo nas minhas redes sociais de várias Empreendedoras que partilham comigo as suas histórias, não conseguem ter sucesso, são criticadas/julgadas pela família, pelas pessoas que as rodeiam ou porque não conseguem facturar o suficiente e a verdade é que muitas vezes esquecemo-nos de celebrar as pequenas conquistas, focamos a nossa atenção no que não está a correr bem e por isso vamos continuando a fazer o mesmo mesmo quando já não resulta ou quando não é o que queremos.
Celebra os desvios ao longo do caminho e aprende com eles
Acredito que todas nós experimentamos desvios nas nossas vidas e muitas vezes obviamente que esses desvios podem e vão ser frustrantes.
Mas, apesar de muitas vezes encontrarmos um desvio ou vários desvios, ainda assim conseguimos chegar ao nosso destino, pode é demorar um pouco mais se formos por uma direção diferente.
Os teus objetivos, sonhos e visões para tua vida e negócios podem e devem estar interligados..
Os objetivos e os sonhos podem ser os mesmos nas várias etapas da tua vida, mas tens de estar aberta a mudanças de planos, direcções ou desvios.
A vida acontece e nada está contra ti, faz parte do caminho. E a vida vai sempre continuar a acontecer, imprevisível e maluca.
Talvez, na nossa vida, vamos falhar mais vezes do que aquelas que teremos sucesso mas o que é o sucesso para cada uma de nós? Então, espera, inspira e aceita estes desvios.
Está aberta a receber estes desvios e analisa o que te podem ensinar, talvez, estejam a acontecer por uma razão ou talvez porque precises de avaliar o que andas a fazer.
Portanto, quando quando algo não correr como planeado pergunta o seguinte:
1) Como posso CRESCER com isto, em vez de passar por isto de uma forma negativa?
2) Que oportunidade isto está a trazer para que eu aprenda algo mesmo que eu não perceba bem o que?
3) Porque isto aconteceu agora, a mim?
Os desvios vão te levar ao teu destino, mas o que acontece ao longo do caminho é o que importa.
Muitas pessoas dizem que a recompensa está no fim da jornada e a verdade é que após um período mau ficamos mais fortes, se formos capazes de continuar a remar mesmo quando a maré está má, mas nem sempre é fácil aceitar quando estamos a passar por esses períodos.
Portanto, da próxima vez que experimentares um desvio na vida ou no teu negócio, pára, faz uma pausa e aceita por muito que custe, depois aprende com esse desvio.
Lembra-te de que um desvio é apenas um caminho diferente; tu ainda vais chegar ao teu destino se seguires o plano que vai sendo adaptado. Segue em frente tendo sempre o teu ponto de chegada em vista, o teu objetivo.
O único momento em que não vais chegar é se tu permitires que esse desvio te distraia do teu objetivo, impedindo-te de seguir em frente e de aprender com ele, mas sim, se em vez disso, virares as costas e desistires..
Que desvios aconteceram recentemente no teu caminho, o que isso te ensinou?
Talvez estejas a passar por um desvio agora na tua vida ou no teu negócio, o que isso te está a ensinar?
Eu sei que não é fácil mas é preciso sermos pacientes, temos de confiar no processo e celebrar as pequenas conquistas por mais insignificantes que pareçam.
A responsabilidade da falta de resultados não é dos outros, não é da vida … é tua. Não podes responsabilizar uma terceira parte, tens de ser capaz de olhar e fazer diferente. Vai custar sempre, aceitar o mau, assumir que erramos e muitas vezes ter que justificar as cagadas mesmo que não diga respeito a outros.
Por isso …
Para onde vais agora?
Qual é o teu objetivo?
Tu podes, tu vais conseguir, por vezes basta só uma mudança de perspetiva.